Anúncios
Advertisement

Pesquisa para vacina de spray nasal contra Covid avança no País; veja apresentação

Uma vacina contra a Covid-19 de fácil aplicação nasal, que imuniza o coronavírus nas vias respiratórias, baixo custo e proteção duradoura contra variantes. É o que buscam pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Veja também: Por ora, apenas quem recebeu vacina da Pfizer deve tomar 3ª dose nos EUA

Ainda em fases iniciais de estudo, o novo imunizante foi apresentado na última segunda-feira (30) em evento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Legislativo Paulista (ILP).

Siga nosso Instagram

“Umas das vantagens da imunização nasal é que ela gera uma imunidade local no nariz, na orofaringe [parte da garganta logo atrás da boca] e nos pulmões. É exatamente o ‘território’ ideal para impedir a consolidação de uma infecção pelo Sars-CoV-2”, disse Edécio Cunha Neto, pesquisador do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor), à revista Veja.

Para ter sucesso, os pesquisadores desenvolvem um antígeno para a proteína spike, utilizada pelo coronavírus para se ligar às célular humanas. A equipe testa 25 combinações protéicas para definir qual seria o melhor antígeno. Teste em camundongos foram realizados com sucesso, e os ensaios clínicos em humanos devem começar no início de 2022.

Advertisement

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Advertisement
Anúncios

Deixe um comentário